quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Espírito Natalício

É Natal. Há quem diga que o Natal é uma época de partilha, solidariedade e todas essas tretas bonitas e estúpidas. Sim, eu sei que sou um insensível por não chorar ao ver o camião da SIC a dar presentinhos aos putos. Que bonito é ver o brilho nos olhos das crianças e a massa a entrar nos bolsos do Balsemão. Mas ninguém critique os porcos capitalistas, pois isto sim é "Dar e receber". No entanto, isto até é bonito por parte das estações televisivas comparado com a "Eternal soul Torture" que são os Natais dos Hospitais e afins... Sinceramente é crime passar aquilo a um doente em fase terminal. Apesar do mais aborrecido ser ter de ver o Goucha a apresentar, pois os pimbas ainda são machos.
Mas vou partilhar-vos algumas das minhas experiências natalícias. Eu tenho um trauma, quando passava o natal com a família expandida, os meus tios diziam-me "Vai ver se o Pai Natal já te trouxe as Prendas" e os meus pais diziam "Vai ver o que o Menino Jesus te deixou". Simplesmente não ficava confundido pois ia a correr desembrulhar os presentes como qualquer puto normal faria. Eu cedo me apercebi que não era o Pai Natal nem o Menino Jesus a dar-me as prendas pois eu ia escolher as caixas de legos e via-os pagar. Era uma criança prodigiosa pois consegui associar isso ao facto de serem eles a dar-me presentes. Mas cresci, e agora pouco ligo aos presentes. Agora que me posso considerar maduro acho que o natal é a época de estarmos reunidos com a família à lareira a contar histórias e a dizer "A culpa é do Sócrates", "Isto é que vai para aqui uma crise", "São todos a mesma coisa"... Ao fim ouve-se a pujante voz do chefe de família a bramar perante os doces desaparecidos "Tu e o teu irmão são terríveis...". Sinto orgulho ao ouvir estas palavras. Para mim o natal é para encher o bandulho até mais não e saber que no dia a seguir há mais. Sou feliz assim!
De qualquer modo, sou contra aqueles que dizem que o Natal perdeu o seu significado original, pois desconheço o seu significado original. Inicialmente era a festa pagã do solstício de Inverno, depois passou a ser o melhor dia para Jesus Nascer e festejarmos, e agora é a época em que se celebra o capitalismo com publicidades a toda a hora, obrigação moral de gastar dinheiro com os outros para sermos aceites na nossa sociedade.
O Natal é nem mais nem menos do que a celebração dos valores da nossa sociedade, e o que é curioso é que supostamente o Natal é uma época de solidariedade e partilha e na realidade por trás disso estão os braços do polvo capitalista. Assim como supostamente a nossa sociedade é uma sociedade de igualdade e democracia, mas todos estes valores se rendem ao "Money, money".
Muito sinceramente, não vale a pena pensar nisto, pois sentem-se frustrados ao ponto de não celebrar o Natal. Empanturrem-se mas é com filhozes e aletria (Pickles com Presunto também é uma ideia para a ceia de Natal) e visualizem o canal 2 de modo a não levar com publicidades a perfumes, brinquedos, Leopoldinas, Popotas e afins, e também de modo a não visualizar o Goucha nas suas figuras deprimentes.
Boas Festas!

8 comentários:

mac disse...

Ainda no outro dia estava a comentar que acho nojentos os media nestes dias. A apresentar vidas que até fazem carpir as pedras da rua, e dizerem "ah e tal, estamos numa época de solidariedade", e chavões como "paz" e "amor", quando estas palavras deviam ser ditas todos os dias. E não me venham com a treta de que mais vale 1 dia no ano, do que não haver dia nenhum.
Estou como tu dizes: é 1 desculpa para comer 1 excelente refeição, sem qualquer tipo de complexos, e junto de quem mais gostamos...

Beko the Great disse...

"o natal é a época de estarmos reunidos com a família à lareira a contar histórias e a dizer "A culpa é do Sócrates", "Isto é que vai para aqui uma crise", "São todos a mesma coisa"... Ao fim ouve-se a pujante voz do chefe de família a bramar perante os doces desaparecidos "Tu e o teu irmão são terríveis...". Sinto orgulho ao ouvir estas palavras. Para mim o natal é para encher o bandulho até mais não e saber que no dia a seguir há mais. Sou feliz assim!"

Também já fui muito feliz assim no natal... Mas para mim, Natal não é Natal se não se ficar a ver um filme lamechas até às 2 ou 3 da manhã... E é sempre bom receber uma caixinha de Legos xD

Grande Post Mickles :P... Acho que foi até agora o teu melhor post no Blog :D

Anónimo disse...

Tens toda a razão, o Natal perdeu totalmente o seu significao, a mim não me faz falta nenhuma.
Pseudo-serviços de solidariedade, sempre que é o dia de Natal tenho um desejo repentino que termina depressa.
Que me perdoe Jesus Cristo, mas para quê a existência humana? xP

P.S.: Grande Post Mickles ;) Contra a muralha capitalista \m/

Aline Cedrac disse...

*tears of joy* Pá, tocaste-me mesmo!*.* É, indubitavelmente, o teu maior e melhor trabalho neste blog. Agora sim deste o litro para escrever algo tão imponente como isto! Mas tão realista, sobretudo!

Que é feito do calor humano numa sociedade em que ele é o bem mais precioso e, consequente, o mais raro, o mais único também?!
Apenas quero uma coisa: ser feliz e contribuir para que o máximo de pessoas sejam felizes comigo!(Ok, já são duas coisas.)

Saudações Pickleanas!

Feliz Natal para todos!

(Tiago, o solstício aproxima-se*.*e com ele...tudo será nosso)

jrj disse...

uhuhuh.post fofinho!

encher o bandulho \m/

és terrivel pá.

Anónimo disse...

Vim aki pa comentar um post...novo...bem ja esta ca um....lol...pa o natal? ya eu gosto do natal...kd a familia está reunida e tal....kd se juntam na sala adiser barbaridades a n8 td...e a beber alcool...e a ver um filme lamexas na tV...pois é k ca no meu natal nao a a merda do socrates...já tou farto de ouvir falar das suas políticas de merda ao longo do ano!!! No natal e pa descansar e beber até ao fim ( ou entao nao a k manter as aparencias de menino bem comportado se nao nao saio de casa!!!...lol)bem e concordo plenamente...com as piroladas da tv!! e sp a mesma coisa..e os mesmos hospitais...sim axo bem k se leve o natal as criancinhas k akreditam no natal!! mas...pk tem de passar na tv...???? contudo o natal nem sp e bonito ora imaginem k a vossa familia e mt grande e cada um com seu feitio..ou pancada..o k acontece?....acabam o natal aosmurros!!! -_- ou entao nem se reunem pa nao acontecer...como este ano por este lado!!! hehe mas nao fikemos tristes!!! e natal..época de dar!!! e de receber!! há ja me esquecia e de jantar...sim pk nesta altura existe sp o jantar de natal com os amigos...com os colegas de trabalho...da passagem ano...de final de período e blábláblá...se fosse a tds..bem comia fora durante uma semana...com uma serie de pssoal bem secante!! ou entao nao!!lol...fikem bem gostei do post..bem feito!!

Guedes!!

caditonuno disse...

hoje em dia e de há uns anos pra cá. o natal cada vez está pior. contudo, este ano nem me lembrava muito do natal por ver pouca televisao quando a rádio lá disse que faltava uma semanita pró natal. aí sim, assustei-me.

boa quadra. pickles nao curto muito, mas presunto pode ser. manda aí umas fatias.

Anónimo disse...

Finalmente alguém que pensa o mesmo que eu!